sexta-feira, 10 de abril de 2015

Vida e História de grandes Guitarristas. Pat Metheny

Vida e História de grandes Guitarristas.

Hoje, Pat Metheny

Patrick Metheny (Patrick Bruce Metheny) (Kansas City, Missouri, 12 de agosto de 1954) é um guitarrista de jazz norte-americano, considerado uma lenda viva.
Iniciando com o trompete já aos 8 anos de idade, Metheny trocou para a guitarra ao 12 anos. Aos 15 anos, já estava trabalhando com os melhores músicos de jazz do Kansas, adquirindo experiência em bandas desde muito jovem. O seu primeiro sucesso na cena internacional do jazz foi em 1974, com o lançamento de seu primeiro álbum, Bright Size Life (1976), que segundo a crítica, reinventara "o som tradicional da guitarra jazz" para uma nova geração de guitarristas. Durante a sua carreira, continuou a redefinir o gênero, utilizando novas tecnologias e trabalhando constantemente para refinar sua capacidade sonora e de improvisação no seu instrumento.
Durante os anos, atuou com músicos tão diversos como Steve Reich, Ornette Coleman, Herbie Hancock, Brad Mehldau, Jim Hall, Jaco Pastorius,Joni Mitchell,Milton Nascimento e David Bowie. Formou uma parceria de composição com o tecladista Lyle Mays por mais de vinte anos - uma parceria que foi comparada às de Lennon/McCartney e de Ellington/Strayhorn por críticos e ouvintes. O trabalho de Metheny inclui composições para guitarra solo, instrumentos elétricos e acústicos, grandes orquestras e peças para ballet, com passagens que variam do jazz moderno ao rock e à clássico.
Metheny atuou também na área académica como professor de música. Aos 18, foi o professor mais novo da história na universidade de Miami. Aos 19, transformou-se no professor mais novo da história na Berklee College of Music,onde recebeu também o título de doutor honorário vinte anos mais tarde (1996). Ensinou também em workshops de música em várias partes do mundo, desde o Dutch Royal Conservatory ao Thelonius Monk Institute of Jazz. Foi também um dos pioneiros da música eletrônica e foi um dos primeiros músicos do jazz que tratou o sintetizador seriamente. Anos antes da invenção da tecnologia de MIDI, Metheny usava o Synclavier como uma ferramenta de composição. Também tem participação no desenvolvimento de diversos novos tipos de guitarras tais como a guitarra acústica soprano, a guitarra de 42-cordas Pikasso, a guitarra de jazz Ibanez Pm-100 e uma variedade de outros instrumentos feitos sob encomenda.
Durante anos, Metheny ganhou vários concursos como o "melhor guitarrista de jazz" e prêmios, incluindo discos de ouro para os álbuns Still Life (Talking), Letter from Home e Secret Story. Ganhou também quinze prêmios Grammy Awards sobre uma variedade de categorias diferentes incluindo "Best Rock Instrumental", "Best Contemporary Jazz Recording", "Best Jazz Instrumental Solo", "Best Instrumental Composition". O Pat Metheny Group ganhou sete Grammies consecutivos em sete álbuns consecutivos.
Metheny dedica a maior parte de sua vida a turnês e viagens, calculando uma média entre 120 a 240 viagens por ano desde 1974. Continua a ser uma das estrelas mais brilhantes da comunidade do jazz, dedicando tempo aos seus próprios projetos, a novos músicos e aos veteranos, ajudando-lhes a alcançar suas audiências e também a realizar suas próprias visões artísticas.
Fonte: Wikipedia

Aula 6 - Palhetada Alternada


Canais do Guitarra Pra Todos


terça-feira, 7 de abril de 2015

Carreira Musical

Gerenciamento de carreira, empreendedorismo, networking, multitarefas, marketing, mercado virtual, coaching, etc. Esses termos e muitos outros afins tendem estar bem distantes da realidade de um músico, não é verdade? Mas não deveria.
Muitos reclamam dos barzinhos, casas de show, SESI's, gravadoras, etc., falando que pagam mal ou que só colocam os mesmos de sempre pra tocar, que desmerecem o trabalho do músico, que não fomentam a boa arte musical, e muitos outros adjetivos negativos para esses setores. Porém, o que esses que reclamam têm feito para mudar esse cenário? Quais as soluções dadas por eles? Infelizmente não existem muitos desse grupo que buscam soluções.
Carreira musical está inserida no mercado de trabalho como outra qualquer. Precisa de planejamento, foco, metas, profissionalismo, estudos, renovação.
Acredito estarmos numa nova era do mercado musical, e apenas aqueles que estiverem aptos a abrir a mente aos conceitos de gerenciamento de carreira e todo esse vocabulário tão distante da maioria dos músicos, apenas esses conseguirão marcar seu território e deixar seu legado.
Atualizar-se é a chave de qualquer profissão e profissional. Não basta ter uma baita guitarra, os melhores pedais, cabos e amplificadores, muito menos adianta ser um virtuose tão somente, é preciso ser global, entender da técnica musical e mercadológica, ser um ás dos timbres e também do networking.
Sair da zona de conforto é essencial para atingir um patamar de legado positivo a ser deixado.
Daniel Chermont

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Aula 4 - Guitarra Pra Todos - CAGED / SISTEMA 5 para Acordes.


Imagens para estudo do CAGED, Escala Maior no CAGED, Conhecimento do Braço, Estrutura da Guitarra, Tipos de Corpo de Guitarra











Aula 3 - Guitarra Pra Todos - Estudando o Braço da Guitarra Musicalmente


Aula 2 - Guitarra Pra Todos - Escala Maior no CAGED/Sistema5/Posições Móveis


Aula 1 - Guitarra Pra Todos - "Braço, Intervalos e Escala Maior"


Apresentação do Guitarra Pra Todos


Mais informações sobre a origem da Guitarra Elétrica

Quem Inventou a Guitarra Elétrica? Polêmica!

Guitarra Elétrica - Conhecimento Geral