terça-feira, 7 de abril de 2015

Carreira Musical

Gerenciamento de carreira, empreendedorismo, networking, multitarefas, marketing, mercado virtual, coaching, etc. Esses termos e muitos outros afins tendem estar bem distantes da realidade de um músico, não é verdade? Mas não deveria.
Muitos reclamam dos barzinhos, casas de show, SESI's, gravadoras, etc., falando que pagam mal ou que só colocam os mesmos de sempre pra tocar, que desmerecem o trabalho do músico, que não fomentam a boa arte musical, e muitos outros adjetivos negativos para esses setores. Porém, o que esses que reclamam têm feito para mudar esse cenário? Quais as soluções dadas por eles? Infelizmente não existem muitos desse grupo que buscam soluções.
Carreira musical está inserida no mercado de trabalho como outra qualquer. Precisa de planejamento, foco, metas, profissionalismo, estudos, renovação.
Acredito estarmos numa nova era do mercado musical, e apenas aqueles que estiverem aptos a abrir a mente aos conceitos de gerenciamento de carreira e todo esse vocabulário tão distante da maioria dos músicos, apenas esses conseguirão marcar seu território e deixar seu legado.
Atualizar-se é a chave de qualquer profissão e profissional. Não basta ter uma baita guitarra, os melhores pedais, cabos e amplificadores, muito menos adianta ser um virtuose tão somente, é preciso ser global, entender da técnica musical e mercadológica, ser um ás dos timbres e também do networking.
Sair da zona de conforto é essencial para atingir um patamar de legado positivo a ser deixado.
Daniel Chermont

Nenhum comentário:

Postar um comentário